sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Caldeirada de peixe


Já tinha colocado a receita de Caldeirada de Peixe, mas na altura não tinha foto. Ontem foi dia de Caldeirada e com direito a foto. Aqui fica novamente a receita.

Ingredientes:
2 Kg de peixes variados para caldeirada (tamboril, safio, cação, ruivo, raia, cherne...) Podem utilizar o peixe fresco ou comprar a mistura preparada congelada, existe várias marcas a venda)
Ameijoas, Camarão a gosto

6 Batatas às rodelas
1 Cebola grande
1 Pimento
3 Tomates
1 dl de azeite
Sal a gosto

Pimenta ou piri piri a gosto
2 dl Vinho branco
2 Folha de louro
1 Ramo de salsa ou tomilho


Descasque a cebola, corte-as em rodelas finas e espalhe-as sobre o fundo do tacho. Pele as batatas, corte em rodelas e coloque por cima das cebolas. Lave e corte o pimento em tiras tendo o cuidado de o limpar de todas as sementes e peles brancas. Espalhe as tiras de pimento sobre as batatas. Lave o tomate, corte-o em bocados e disponha-o sobre os restantes legumes. Tempere com sal e pimenta a gosto, regue com o azeite, vinho branco e coloque a folha de louro. Tape o tacho e leve a cozinhar sobre lume brando, agitando de vez em quando.


Entretanto tempere os peixes com sal. Passados cerca de 10 a 15 minutos das batatas estarem ao lume, junte-lhes os peixes, ameijoas, camarão e o ramo de salsa por cima. Tape de novo o tacho e deixe cozinhar sobre lume brando aproximadamente mais 10 minutos para cozer tudo. Agite o tacho de vez em quando e, quase no final da cozedura prove para verificar se há necessidade de retificar os temperos.

 
Bom apetite
Xénia




Tambem poderá gostar:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário