quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Portugal e Espanha juntos num mesmo festival de gastronomia

 

 
A 1 de Março arranca um festival gastronómico ibérico em mais de 50 restaurantes dos territórios situados nas margens do Tejo. Um evento português e espanhol que une a gastronomia e os produtos associados ao rio, aos produtores de vinho, azeite, enchidos e fumeiro.
A atividade surge no âmbito do “Tajo/Tejo Vivo” e pretende a valorização e promoção, não só da gastronomia associada ao rio, como também a típica das regiões junto ao Tejo e os seus produtos, incentivando o consumo dos mesmos. E por outro lado, estimular o trabalho em rede a nível Ibérico dos restaurantes, produtores e das Associações de Desenvolvimento Local parceiras neste projeto de cooperação.

Este Festival Gastronómico Tajo/Tejo, que se prolonga todo o mês de março, abrange municípios desde Castela (Espanha) ao Ribatejo (Portugal). Nesta primeira edição, o evento vai decorrer em 57 restaurantes localizados em Talavera, Sierra de San Vicente y la Jara, Castilla la Mancha (Espanha), Raia Centro Sul, Pinhal Interior, Sôr e Ribatejo (Portugal).

Pimientos de piquillo rellenos de boletos com crema de morcilla, ensalada de hiros, revuelto de morcilla conpiñones, solomillo, presa ibérica são alguns dos pratos castelhanos.

Já no território nacional, a restauração terá maranhos, bucho, cabrito assado, ensopado de borrego, sopa de peixe do rio, pratos de sável, fataça, achigã, enguias, lúcio, lampreia e pratos de caça. A que também se juntam açordas, migas e cozinha fervida.


Mais informações vejam o link abaixo:
Portugal e Espanha festival gastronómico

Xénia

 

Sem comentários:

Enviar um comentário