terça-feira, 11 de março de 2014

Aproveitamento de claras


Costumo guardar as claras que sobram em sacos de congelação plásticos.

Quando as quero usar, basta retirar o saco e deixar descongelar à temperatura ambiente.

Onde usar claras?

Suspiros: por cada clara, junte 50 g de açúcar em pó. Bata em castelo bem firme e faça pequenos montinhos com a ajuda de um saco pasteleiro. Leve ao forno cerca de uma hora a 110ºC.

Decoração de bolachas: Bata ligeiramente as claras, divida por alguns recipientes e junte umas gotas de corante alimentar de cores diferentes. Pincele as bolachas ou pinte-as com desenhos engraçados antes de levar ao forno.

Molotof: 8 Claras de Ovo, 8 Colheres de Sopa de Açúcar,Caramelo q.b. Comece por bater as claras em castelo e vá colocando o açúcar, uma colherada de cada vez enquanto for batendo.
Acrescentar o caramelo a gosto (normalmente até ficar com uma tonalidade de café com leite).
Colocar numa forma de buraco previamente untada de caramelo.

Segue-se a fase de maior importância na preparação do Molotof (pois a única parte que exige maior cuidado é no controlo da temperatura e tempo de cozedura): Pré-aqueça o forno a 180º.

Coza o Molotof durante 8 minutos e deixe repousar durante 30 minutos antes de retirar do forno. Após retirar do forno, desenforme de imediato. Não abra o forno durante os cerca de 38 minutos em que o Molotof estará a ser cozinhado, pois a diferença de temperatura "estragará" o preparado.
 
Xénia

Sem comentários:

Enviar um comentário