quarta-feira, 5 de março de 2014

Sável - Vila Franca de Xira


Gastronomia - Março é o mês do Sável em Vila Franca de Xira

Vila Franca de Xira é, durante todo o mês de Março, local de romaria para os apreciadores de sável, um peixe que na primavera escolhe o rio Tejo para a desova. Uma especialidade que se presta a inúmeras confeções.

Até dia 31 deste mês, cerca de 30 restaurantes parceiros da iniciativa confecionam várias propostas, com destaque para a açorda de ovas com sável frito, homenageando os sabores ribeirinhos e a gastronomia tradicional portuguesa.

O Tejo sempre foi, e ainda hoje é, fonte de riqueza e subsistência para muitas famílias do concelho de Vila Franca de Xira, que encontraram na faina e nas artes de pesca a sua forma de vida. O sável, que na primavera escolhe o Rio Tejo para a desova, foi o principal responsável pelas migrações de varinos e avieiros para o município.

Os visitantes podem ainda aproveitar para apreciar os vinhos da região e a pastelaria regional nos restantes parceiros da iniciativa, além de pernoitar nos hotéis que se associaram ao festival do Sável, com vários descontos no alojamento.
 
Mais informações consultem o link:
Xénia

Sem comentários:

Enviar um comentário