quarta-feira, 2 de abril de 2014

Aproveitar e poupar


Já olharam para o vosso caixote do lixo com atenção? Vão reparar que deitam imensa coisa fora que poderiam facilmente reaproveitar.

Todos os dias (ou quase) descubro novas formas de dar uso a determinadas coisas que antes deitava fora. Vou começar hoje por partilhar algumas delas com vocês.

Assim apenas para começar, não entendo porque é que as pessoas compram nos supermercados fertilizantes líquidos e em barritas e um sem número de coisas químicas que apenas nos levam o dinheiro, quando todos os anos cada casa produz toneladas de fertilizante orgânico e natural.

Mas existem muitos outros “desperdícios” aos quais podemos dar um novo uso, deixo-vos alguns exemplos:

Borras de Café – misturadas na terra são uma excelente fonte de azoto,  coloque-as em pequenas quantidades nas bordas das plantas, especialmente se foram vegetais. Se quiser fazer fertilizante liquido, basta diluir cerca de 150 gramas de borra em 10 litros de água.

Algumas pessoas experimentaram também com sucesso esta solução de borras diluídas como repelente de lesmas e caracóis. Não mata os bichos mas evita que eles se cheguem às plantas.

 Saquetas de Chá – o princípio de funcionamento é exatamente o mesmo, sendo de origem vegetal, acrescentam sempre valiosos nutrientes à terra dos vasos.

 Cascas de Ovos – são incrivelmente ricas em cálcio, e também opimas para as plantas. Triture-as muito bem e enterre-as cuidadosamente nos vasos.

 Cascas de Laranja e Limão – retire-as cuidadosamente e deixe-as secar penduradas num cordel por exemplo. Quando secas estas cascas podem ter diferentes usos, eis apenas os mais comuns:

·         Fazer chá de limão/ laranja;

·         Afugentar as traças dos roupeiros – coloque saquinhos destas cascas, com alguns grãos de  cravinho da índia, e esqueça as traças e as bolas de naftalina;

·         Depois de raladas use-as como aromatizantes de sobremesas;

E vocês que outros usos dão às cascas e outros desperdícios?
Xénia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário