sexta-feira, 4 de abril de 2014

Lisboa - Os dez dias do “Peixe em Lisboa” vistos à lupa



Esta quinta-feira, 3 de abril, arranca a 7ª edição do evento “Peixe em Lisboa” (18h00), no Pátio da Galé - Terreiro do Paço. Apresentações de cozinha por chefes nacionais e internacionais, um mercado gourmet, restaurantes com degustações, aulas de cozinha, harmonizações enogastronómicas, debates e concursos completam o programa. O evento termina a 13 de abril.

Entre os chefes de cozinha convidados nesta edição do “Peixe em Lisboa”, destaque para o belga Lionel Rigolet (restaurante Comme Chez Soi, Bruxelas, duas estrelas Michelin, 10 abril), o italiano Moreno Cedroni (restaurante Madonnina del Pescatore, Ancona, duas estrelas Michelin, 9 de abril); o espanhol Josean Alija (restaurante Nerua do Museu Guggenheim, em Bilbau, uma estrela Michelin, 8 de abril); e o brasileiro Thiago Castanho (restaurante Remanso do Peixe, em Belém do Pará, 4 de abril).

O “Peixe em Lisboa” vai também receber, no dia 6 de abril, o chefe Leandro Carreira, que ao longo dos últimos anos tem sido o braço direito de Nuno Mendes, no londrino Viajante.                                            

O cartaz de apresentações de cozinha ao vivo terá ainda a participação de nomes consagrados da cena gastronómica portuguesa, como João Rodrigues (Altis Belém, Lisboa, uma estrela Michelin, 11 de abril), Miguel Laffan (restaurante L’And, Montemor-o-Novo, Alentejo, uma estrela Michelin, 12 de abril), Pascal Meynard (hotel Four Seasons Ritz Lisboa, 6 de abril), Hélio Loureiro (chefe da Seleção Portuguesa de Futebol, 7 de abril), Kiko Martins (restaurante O Talho, Lisboa, 12 de abril) e Vitor Sobral (Tasca e Cervejaria da Esquina, Lisboa, 13 de abril).

O número recorde de expositores, mais de 80, faz do “Mercado Gourmet” outro dos espaços mais tentadores desta edição do “Peixe em Lisboa”. Pela primeira vez, a Sala do Risco do Pátio da Galé será totalmente transformada num outro mar de produtos gourmet, que incluem peixes, conservas, azeites, queijos, doçaria tradicional, gelados, chocolates, vinhos, entre outras tentações.

Em funcionamento contínuo, do meio-dia à meia-noite, estarão dez restaurantes: Assinatura, José Avillez, O Nobre, Ribamar, Umai / Izakaya e Vitor Sobral – Tasca e Cervejaria da Esquina, repetem a presença; o restaurante Arola regressa e Avenue, Bica do Sapato e Claro!, estreiam-se. Nesta edição é introduzida uma terceira senha de degustação, no valor de 2,00 euros, que permitirá aos restaurantes a elaboração de menus mais diferenciados, apresentando propostas finais entre os 4,00 euros e os 12,00 euros.

Na cozinha Docapesca, receitas exclusivas de peixe com os chefes António Henriques, António Lourenço, Bernard Phister, Bruno Caseiro, Hernâni Ermida, Igor Martinho, João Sá, José Serrano, Luís Figueiredo, Marlene Vieira, Paulo Morais e Sandro Meireles. A cozinha Caçarola contará com Chakall e equipa e a cozinha “Portugal Sou Eu” vai mostrar a nobreza dos ingredientes e produtos portugueses.
 
Mais informações e preços consultem o link abaixo
 
Xénia
 

Sem comentários:

Enviar um comentário