quarta-feira, 16 de abril de 2014

Quinzena do bacalhau



 
A quinzena do bacalhau (16 a 30 de abril) no restaurante da Pousada de Queluz faz reviver receitas tradicionais do peixe mais apreciado pelos portugueses.

Facto curioso nº1: Foi aqui, no Cozinha Velha, que se confecionou, pela primeira vez em Portugal, o bacalhau espiritual, em 1947. Segundo o gastrónomo Virgílio Gomes, a receita foi importada de França pela condessa Almeida Araújo, depois de ter pesquisado em França pratos sofisticados e inovadores. O brandade chaude de morue terá sido a base da receita. Esta especialidade deve ser solicitada pelos clientes com alguma antecedência, avisa o chefe Miguel Costa, “porque precisa de 45 minutos no forno”.

Facto curioso nº 2: O prato que mais elogios recolheu – e o preferido do próprio chefe – foi a apuradíssima cataplana de bacalhau.

Mas há outras especialidades de bacalhau no Cozinha Velha que merecem ser experimentadas. Como entrada, uma trilogia composta por pastel de bacalhau, patanisca e salada de pimentos assados com lascas de bacalhau; nos pratos principais, o vol-au-vent, o soufflé de bacalhau com salada de rúcula e citrinos, o bacalhau à Brás com salada de alfaces, o bacalhau com broa e ainda as pataniscas de bacalhau com arroz de feijão ou de tomate.

Para mais informações consultem o link abaixo:
Xénia

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário