quarta-feira, 30 de abril de 2014

Saia da sua zona de conforto

Saia da sua zona de conforto e experimente aventurar-se em novos territórios. Vai ver que compensa no sabor e na sua saúde.
 
 
Costuma dizer-se que o sal e a gordura são os maiores aliados dos maus cozinheiros e também de inúmeras doenças graves evitáveis (tais como a obesidade, doenças do coração, cancro etc.).
Para que uma refeição seja saborosa e saudável é necessário limitar a adição destes ingredientes e aumentar a presença de água, fibra, especiarias e ervas aromáticas.
Para isso é preciso alguma arte e engenho, motivo pelo qual deveríamos ser iniciados o mais cedo possível, no mundo da boa culinária (ou dos bons cozinheiros).
 
Aqui ficam algumas sugestões: Privilegie os cozidos, assados, caldeiradas, jardineiras, grelhados e outros pratos de elaboração simples. Invista também na sopa, e saladas a todas as refeições, contudo adicione-as de pouca gordura e sal.
 
Certos utensílios como frigideiras e tachos com revestimento antiaderente, são um bom investimento pois permitem cozinhar com muito menos gordura. A panela de pressão também é muito útil pois possibilita uma confeção mais rápida e com menor perda de nutrientes. No caso dos ingredientes, aventure-se no mundo das especiarias e ervas aromáticas, verdadeiros aliados contra a adição excessiva de sal na alimentação;
 
Faça refogados/estufados com mais cebola e tomate, evitando assim adicionar demasiada gordura. Quando optar por assar, tempere os alimentos em marinadas.
 
 
 
Xénia

Sem comentários:

Enviar um comentário