quarta-feira, 7 de maio de 2014

Dica - Ovos


Aqui vos deixo algumas dicas relativas à compra, manuseamento e armazenamento dos ovos:

Dica 1 Sempre que se partem ovos, deve ter-se o cuidado de partir para uma tacinha à parte e só depois incorporar na mistura final.


Dica 2 Para avaliar a frescura dos ovos que vamos cozinhar, nada mais fácil de que colocar dentro de um recipiente com água. Só os que ficarem no fundo devem ser aproveitados. À medida que envelhece, o ovo vai perdendo humidade que compensa pela absorção de ar. Por isso, boia.


Dica 3 Os ovos devem sempre ser guardados no interior do frigorífico e não na porta (salvo se tiver tampa) porque não devem ser expostos a variações de temperatura mais sentidas nesta zona! Gotículas de condensação que facilmente se formam na casca podem ser um potencial veículo das bactérias. Esta é a fundamental regra porque os ovos, alvo de forte impacto alimentar, nunca são refrigerados nas zonas comerciais

Moral da história: devem ser bem frescos, devem sofrer a menor variação possível de temperatura e serem bem cozinhados.



E algumas dicas para consumir ovos:


- A qualidade da proteína nos ovos é a que possui maior valor nutricional. Um ovo inteiro contem todos os aminoácidos essenciais na proporção que nós humanos precisamos para o crescimento e manutenção de nossos tecidos. O único alimento que contem uma proporção ainda melhor desses aminoácidos essenciais é o leite materno (que também rico em colesterol e gorduras saturadas).
- Pessoas que consomem ovos todos os dias tem menor risco de desenvolver cataratas e outros problemas na visão como degeneração macular, principalmente por causa das substancias Luteína e Zeaxantina (Dois anti-oxidantes)
- A gema do ovo contem, Vitaminas A, E, D e K, Cálcio, Ferro, Fósforo, Zinco, Vitaminas B6 e B 12, Cobre, Colina, Manganês, Selênio, Potássio, Boas Gorduras, Colesterol. Tudo isso em proporções equilibradas para nosso organismo. Portanto, nada de comer só a clara, que é pobre em nutrientes.
- Colina e Colesterol são essenciais para nosso cérebro, o que faz com que os ovos sejam especialmente bons para a mente.
- Estudos mostram que a Colina é especialmente importante durante a gravidez para a capacidade e desenvolvimento da memória dos bebês.
- Ovos dão saciedade e por isso ajudam quando precisamos perder peso.
- Possui vitaminas não tão fáceis de serem encontradas e consumidas por nós nos dias atuais. Entre elas, as Vitaminas A, D e K.
- A proteína do ovo é considerada de tão alta qualidade que é usada como a referência do mais alto padrão para avaliação e comparação com outras proteínas.
Este post é um esclarecimento, portanto não sai comendo 30 ovos por dia!
Tudo em excesso não é recomendado!

Xénia 
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário