quarta-feira, 21 de maio de 2014

Dicas para sopas


A sopa revela-se um alimento de eleição para reforçarmos as defesas do organismo. A sopa reconforta, alimenta e sacia, fazendo parte de uma alimentação equilibrada.

- Uma boa dica para intensificar o sabor dos legumes é fazer um refogado simples com os legumes antes de os cozer. Um pouco de azeite com cebola e alho faz maravilhas pelo produto final.

- A base para uma sopa simples é batata, cebola e cenoura. Pode variar com leguminosas (ervilhas, feijão, grão...), abóbora, couves diversas, courgette, alho francês, etc.

- A quantidade de água deve ser a suficiente para cobrir os vegetais na cozedura, não mais do que isso. Se a sopa ficar demasiado aguada, coza duas batatas à parte, desfaça-as em puré e misture na sopa. Em casos de urgência, use flocos de puré de batata. Dissolver um pouco de Maizena em água também ajuda a engrossar a sopa.

- Quando temperar, troque parte do sal por ervas como salsa, tomilho ou manjericão, para um sabor mais aromático.

- Em vez de água simples, aproveite caldo que tenha sobrado da cozedura de outros vegetais, de carne ou de peixe.

- Se o problema for sal a mais, deite uma batata crua descascada e corta em rodelas, na sopa. Leve ao lume e no final retire os pedaços de batata, que deverão ter absorvido o excesso de sal.

- Para sopas mais leves e que não engordem, troque as batatas por courgette, evite as natas e corte na rodela de chouriço. Pode acrescentar cereais integrais com fibra e uma mão-cheia de grão ou feijão para dar mais consistência.

- Deixe cozer bem os legumes antes de desligar o lume e triturar a sopa com a varinha mágica. Depois acrescente uns grãos de arroz, um pouco de massa, umas folhas de espinafres ou agrião ou talvez umas leguminosas e deixe cozer mais uns minutos. Verta um fio de azeite para finalizar.
 
Xénia

Sem comentários:

Enviar um comentário