sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Feira da castanha em Marvão





No fim-de-semana de 8 e 9 de novembro a vila alentejana de Marvão prepara-se para assar e comercializar perto de cinco toneladas de castanha. Trata-se de mais uma Feira da Castanha - Festa do Castanheiro. Não faltarão outros petiscos regionais e muita música. Esta é a 31ª edição de uma festa que deixa em rebuliço, com a presença de 20 mil visitantes, a pacata vila alentejana de Marvão, situada num penhasco (Serra de Sapoio), a 800 metros de altitude. A 8 e 9 de novembro o outono ganha assim nesta terra raiana os tons e os sabores da castanha assada. Mais de cinco toneladas de castanha, um dos mais importantes produtos para a economia da região, serão degustadas e vendidas durante feira.

Nas ruas de Marvão estarão dispostos diversos assadores de castanha assada. Também nas ruas e praças marcarão presença os produtores de castanha, assim como de outros produtos da região, nomeadamente os queijos e enchidos, os vinhos, os méis e os licores. Os visitantes serão convidados a provar o pão e pastel de Castanha de Marvão.

O evento contará, ainda, com a apresentação do livro «Sabores do Alto Alentejo na sua cozinha».

A animação desta feira fica assegurada com a presença de um circo, teatro de rua e música popular. O palco principal (Largo do Terreiro) vai acolher as interpretações musicais dos Voodoo Marmalade, Cant’areias, Cabra Cega, Mimo’s Dixie Band, Xumbo Torto e Domingos e Dias Santos.

Esta festa da castanha e do castanheiro decorre em paralelo com a quinzena gastronómica da castanha que decorre nos restaurantes locais até 16 de Novembro.

 
 
Xénia

Sem comentários:

Enviar um comentário