terça-feira, 4 de novembro de 2014

Limpar o frigorifico


A limpeza certa do frigorífico é, antes de uma questão de higiene, uma questão de saúde. A prática incorreta pode contaminar os alimentos e fazer mal à saúde. Lembre-se de desligar o aparelho da tomada, seguir as instruções do fabricante, e mãos à obra.

Antes de começar a tarefa, separe caixas térmicas (de preferência com gelo) para evitar que os alimentos fiquem expostos à temperatura ambiente por muito tempo. "Aproveite para verificar as validades de todos os produtos e jogue fora os alimentos vencidos”.

Depois de limpar o frigorífico, reduza bastante a temperatura interna, e espere até que ela se estabilize. "Não forre ou cubra as prateleiras com tecidos, plásticos, papelão ou qualquer outro material que dificulte a circulação do ar".

 Lave as embalagens com água e detergente neutro, antes de armazená-las no frigorífico. A única exceção são frutas, legumes e verduras, cuja higienização deve ser feita imediatamente antes do consumo. "A humidade ocasiona a deterioração mais rápida e diminui o tempo de vida útil desses alimentos".
 
Recomendo mantê-los em recipientes fechados ou embalagens plásticas próprias na parte inferior do frigorífico (menos fria). Alimentos perecíveis, como carne e o peixe devem ficar nas prateleiras superiores (mais fria). Os alimentos cozidos, de preferência, vão para as prateleiras do meio. Abra a porta somente quando souber exatamente o que quer ir buscar, para evitar alterações frequentes de temperatura.
 
A porta não é o lugar ideal para guardar os ovos, porque o abre e fecha faz com que ele perca refrigeração.
 
Por fim, lembre-se de manter o frigorífico em local ventilado e longe de fontes de calor, como o fogão ou a luz do sol.



Xénia


 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário