quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Licor de café

Ingredientes (para um litro de licor de café)

  • 1 litro de aguardente de boa qualidade
  • 200 gr de grão de café torrado
  • 200 ml de água
  • 450 gr de açúcar

Modo de preparação

  1. Coloque os grãos de café e a aguardente dentro do recipiente de vidro que escolheu (este deve vedar bem) e reserve, de preferência num local seco e escuro durante 20 a 30 dias. Quanto mais tempo ficar melhor.
  2. Agite o frasco regularmente. Idealmente, esta tarefa deve ser executada todos os dias mas, se não for possível, o frasco deve ser agitado pelo menos de 5 em 5 dias.
  3. Passado o período de 20 a 30 dias, utilize um filtro de pano ou de papel reforçado para filtrar esse líquido. Se desejar, pode manter alguns grãos de café no licor, o que irá proporcionar-lhe não só um aspeto, mas também um sabor mais interessante.
  4. Coloque, numa panela, o açúcar e a água e leve a lume brando. Deixe o açúcar derreter, de forma a obter uma espécie de xarope, mas sem deixar engrossar. Depois de ter levantado fervura, deixe arrefecer por completo, para depois juntar este xarope ao frasco que contém a mistura de café e aguardente. Deixe repousar 24 horas.
  5. No dia seguinte, depois de bem agitado, filtra-se novamente o líquido, transferindo-o, de seguida, para uma garrafa.
  6. Embora o licor de café possa ser consumido de imediato, recomenda-se um repouso adicional de 30 dias para garantir um sabor ainda mais acentuado. O licor de café é um licor que só melhora com a passagem do tempo, por isso, bom proveito!
 
 


 
 
 



 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário