domingo, 21 de fevereiro de 2016

VALENÇA: BACALHAU, CALDO VERDE E BORRACHINHOS EM FIM-DE-SEMANA GASTRONÓMICO

Bacalhau à São Teotónio, caldo verde e borrachinhos de Valença é a proposta do fim-de-semana gastronómico, de 19 a 21 de fevereiro, em 24 restaurantes daquela localidade minhota.
“O bacalhau é o produto mais célebre da gastronomia valenciana” afirma o município local, acrescentando que o fiel-amigo “está sempre presente, a diário, em todos os restaurantes locais”. A especialidade é confecionada e apresentada em prato ou em tapas nas mais diversas formas.
Para o fim-de-semana de 19 a 21 de fevereiro o protagonista é o bacalhau à São Teotónio, numa homenagem ao primeiro santo português, natural de Valença.

Trata-se de uma receita de bacalhau frito sobre o qual se verte um refogado com azeite, cebola, tomate e alho. A confeção vai ao forno com a cebolada e um pouco de maionese. A acompanhar, ovo cozido, pimento e azeitonas.
Os 24 restaurantes que participam no evento vão levar à mesa, para além do prato de peixe, o caldo verde, com as boas rodelas de chouriço a enriquecerem o caldo.
Acompanham os borrachinhos de Valença, uma sobremesa da doçaria conventual à base de pão, canela, açúcar e raspa de limão, bem encharcado numa calda de mel, vinho tinto, canela, entre outros ingredientes.
Este fim-de-semana gastronómico é uma iniciativa da Câmara Municipal e do Turismo Porto Norte de Portugal.
artigo do parceiro:

Sem comentários:

Enviar um comentário