terça-feira, 29 de março de 2016

O “GARUM” ROMANO É TEMA DE MERCADO EM TROIA

O “garum”, uma pasta feita à base de peixes pequenos e moluscos deixados em salmoura e seco ao sol, era um condimento indispensável da culinária da Antiga Roma. O Mercado Romano de Troia, nos dias 23 e 24 de Abril, recorda a produção no local e convida a dois dias de festa.
O “garum” era utilizado para temperar tanto o peixe com a carne, os legumes ou mesmo o vinho, tendo sido produzido neste local entre o séc. I e VI. Troia é mesmo considerada como o maior complexo de salga de peixe conhecido do Império Romano, dada a sua localização e a excelência do seu sal. Na 4ª edição do Mercado Romano, que decorre nas Ruínas Romanas de Troia entre as 11h e as 20h dos dias 23 e 24 de Abril, há actividades que recriam a azáfama da época, quadros vivos, representações teatrais e reconstituições históricas.
Será possível, igualmente, provar petiscos nas tabernas e percorrer as bancas de um mercado da época. Os mais novos terão espaços dedicados a actividades infantis e uma quinta pedagógica.
Os bilhetes têm um valor de 5€ para os adultos e 3€ para as crianças, com entrada gratuita para os menores de 5 anos. O acesso poderá será realizado através de autocarro do cais dos ferries e do cais dos catamarãs em Troia (serviço gratuito).
artigo do parceiro:

Sem comentários:

Enviar um comentário