quinta-feira, 21 de abril de 2016

AQUI O CARAMELO NÃO É DOCE. É SOPA

O Mercado Caramelo decorre de 6 a 8 de maio, no Pinhal Novo.
Um mercado que recria a atmosfera de um período histórico pretende atrair milhares de pessoas a Pinhal Novo, distrito de Setúbal.
O termo “caramelo” refere-se à alcunha com que foram batizados os trabalhadores rurais oriundos da Beira Litoral, que chegaram aos concelhos de Palmela, Moita, Pinhal Novo, Pegões, Alcochete, Montijo e Barreiro na primeira metade do séc. XX. Com eles traziam hábitos alimentares e enchidos das suas terras, acabando por dar origem à criação da Sopa Caramela, que juntava ingredientes mais abundantes da Estremadura à base nortenha.
Este primeiro Mercado Caramelo pretende contribuir para a promoção e divulgação da cultura e da identidade Caramela, através de um leque variado de atividades, animação sociocultural e a história, envolvendo instituições e associações em momentos de recriação.
Além do mercado, nos dias 6 a 8 de maio, pode assistir ao Showcooking “Sopa Caramela”, na Casa Mãe da Rota de Vinhos, em Palmela, dia 13 de maio, às 18h0; e ainda ao Concurso ”Sopa Caramela na Adega”, na adega ASL Tomé, Pinhal Novo, no dia 14 maio, também às 18h00.
artigo do parceiro:

Sem comentários:

Enviar um comentário