sexta-feira, 22 de abril de 2016

Dia do moscatel








O moscatel é ingrediente de vinhos, cocktails, gelados, compotas e até bombons, apresentados nos dias 9 e 10, na Casa da Baía, em Setúbal.
O programa comemorativo do Dia do Moscatel, efeméride que se assinala a 10 de maio, inclui cursos, apresentações e degustações, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal, pela Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e pela Casa Agrícola Horácio Simões, com o apoio da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal.
O evento começa com o curso “O Moscatel e o Chocolate”, conduzido por Filipe Cardoso, da Confraria do Moscatel, e pelo chef Nuno Gil, da Confeitaria São Julião, dia 9, às 10h30, que ensina, nomeadamente, as metodologias aplicadas na prova de chocolate, o que une o moscatel ao chocolate e as diferentes formas de produzir aquele vinho.
A ação, com duração de duas horas e meia e destinada a um máximo de 18 formandos, tem um valor de inscrição de dez euros, com direito a um diploma de participação.
Um espaço dedicado à promoção e venda de gelados artesanais da Ice Gourmet realiza-se das 14h00 às 24h00, enquanto das 15h00 às 18h00 há uma venda e promoção de cocktails de Moscatel de Setúbal e degustação de pastéis regionais, uma iniciativa do DejaVu Bar.
O “Moscatdinner – Harmonizações com Moscatel de Setúbal”, um jantar de degustação com a apresentação de moscatéis da Casa Agrícola Horácio Simões, com a presença do produtor, é servido às 20h00. A refeição tem o valor de 25 euros para adultos e de 10 no caso de menu infantil.
O DejaVu Bar proporciona, das 21h30 às 24h00, mais um espaço de promoção e venda de cocktails, em que o Moscatel de Setúbal continua a ser ingrediente obrigatório.
No dia 10, data em que se assinala o Dia do Moscatel, a Confeitaria de São Julião lança, às 16h00, novos bombons de moscatel, com os visitantes a poderem provar o doce gratuitamente.
Entre as 14h00 e as 20h00, a Ice Gourmet promove e vende gelados artesanais e, das 17h00 até às 19h00, a Sentidos Mil leva até à Casa da Baía um espaço de degustação de compotas e chutneys.
A encerrar os dois dias do programa, o DejaVu Bar convida os visitantes para um momento sunset com a elaboração de diversos cocktails, a realizar entre as 17h00 e as 20h00.
Para mais informações sobre o Dia do Moscatel deve ser contactada a Casa da Baía, através do número de telefone 265 545 010 ou do endereço de correio eletrónico gatur@mun-setubal.pt.

1 comentário:

  1. O meu marido adora moscatel, ele ia gostar muito desse dia! Beijinhos

    ResponderEliminar