sábado, 7 de maio de 2016

Queijadas D. Amélias

Decidi fazer as famosas Queijadas D. Amélias.
 
As Donas Amélias são uma receita típica da Ilha Terceira, tendo a sua origem em 1901, aquando a visita Régia da Rainha D. Amélia e do Rei D. Carlos pela Ilha Terceira. Este doce foi confeccionado em forma de uma queijada, provém de um outro bolo mais antigo, feito com especiarias. Os habitantes da ilha ofereceram ao Rei e à Rainha como forma de agradecimento, as queijadas, atribuindo assim o nome da Rainha aos doces, como forma de homenagem.
 
A primeira fornada não correu lá muito bem, mas a segunda até que ficaram boas. A receita não é minha, depois de muita pesquisa decidi-me pela do blog nacozinhademinhamae.
 
Ingredientes:
 
300g farinha de milho amarela
500g de açúcar
4 Ovos inteiros e 4 gemas
Meia colher de chá de fermento
Meia colher de sopa de canela em pó
2 colheres sopa de mel de cana/melaço
1 chávena de manteiga, mais ou menos 250g
Açúcar em pó para polvilhar
Podem usar passas, não usei

Preparação:

Numa tigela bater os 4 ovos com as 4 gemas, juntar o açúcar e bater bem, juntar o mel de cana e a canela em pó e bater novamente.

Juntar o fermento à farinha e misturar, derreter a manteiga e alternadamente ir juntando a massa a farinha e a manteiga mexendo bem entre cada adição.

Unte forminhas de queijadas com manteiga e farinha, coloque a massa dentro das formas, não encha as formas até cima, deixe espaço pois a massa vai crescer.

Para quem gosta pode colocar umas passas dentro de cada forminha.

Levar ao forno a 180ºC, devem ficar cozidas ao fim de uns 15 a 20 minutos, mas vão espetando um palito até que este saia seco mas não sem massa, pois estas queijadas ficam humidas. retire do forno e ainda dentro das fornas polvilhe com o acucar em pó. deixe-as arrefecer um pouco e só depois desenforme, se o fizer com elas quentes provavelmente não ficará nenhuma inteira. coloque em forminhas de papel frisado e sirva.





Xénia

1 comentário: