quinta-feira, 5 de maio de 2016

Robalo assado com cebolinho e batatas assadas com tomilho


Por aqui abundam as ervas aromáticas, a horta já tem uma grande variedade e decidi "abusar" do CEBOLINHO


"O cebolinho possui na sua constituição enzimas antioxidantes como a superóxido dismutase, a catalase, a peroxidase e a glutationa peroxidase. Estas enzimas encontram-se em maior quantidade nas folhas. Associado a estas enzimas, a erva do cebolinho é ainda fonte natural de flavonóides, carotenóides e clorofilas.
cebolinho deve ser consumido cru para usufruir da sua fonte de antioxidantes naturais como se de um suplemento se tratasse, o que pode ajudar juntamente com outras fontes vegetais a prevenir as doenças cardiovasculares, alguns tipos de cancro e mesmo atrasar oenvelhecimento da pele.
Depois de reunidas as informações nutricionais e as condições para plantar o cebolinho, não perca tempo. Aposte numa alimentação saudável, saborosa e condimentada com ervas aromáticas como é o cebolinho." Fonte: Stopcancerportugal



Ingredientes:

- 2 Robalos inteiros
- Sumo de 1 limão
- 1 Chávena de chá de molho de soja
- 5 Dentes de alho
- 4 a 5 Colheres de sopa de cebolinho fresco picado
- 2 Colheres de sopa de azeite


Preparação:

Colocar os peixes num tabuleiro de ir ao forno. Temperar com o sumo de limão, molho de soja, os alhos picados e o azeite. Deixar marinar cerca de 30 minutos.

Antes de levar ao forno espalhar o cebolinho por cima do peixe. Levar ao forno a 180ºC durante cerca de 30 minutos, ou até o peixe estar assado.
De vez em quando regar com o molho.


Acompanhei com batata assada, da miúda própria para assar. Temperei com ramos de tomilho, folhas de estragão frescas e picadas, pimenta preta moída e azeite. Levei ao forno a 180ºC até estarem assadas.
Coloquei as batatas uns 15 minutos antes do peixe.
















Xénia

1 comentário: