sexta-feira, 29 de julho de 2016

A FRUTA DO OESTE REGRESSA AO PARQUE MAIS BONITO DA CIDADE

Era uma das mais concorridas feiras de hortofrutícolas entre os anos 1970-90, mas perdeu protagonismo com a mudança de localização. Agora, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha aposta num grande evento para promover os seus “Frutos”.
A “Frutos – Feira Nacional de Hortofruticultura das Caldas da Rainha” regressa ao Parque D. Carlos I entre 19 e 28 de agosto. Além da exposição e venda de frutos e legumes, a feira conta com showcookings, workshops, visitas a pomares, concertos e outras atividades. O prémio “Sabor & Qualidade Frutos” será a grande novidade desta edição.
Esta é a 28ª edição da Feira dos Frutos, que foi, durante os anos 70, 80 e 90, um dos mais importantes encontros da área a nível nacional. A Pera Rocha do Oeste, a Maçã de Alcobaça ou a Ginja de Óbidos serão os produtos mais conhecidos da região, mas há muito mais para descobrir numa zona essencialmente rural. “A feira coincide com a época de apanha de fruta por todos esses campos do Oeste”, adianta Fernando Tinta Ferreira, Presidente da Câmara das Caldas da Rainha. Assim, nos dias 23 e 25 de agosto, entre as 10h e as 13h, haverá visitas organizadas a pomares de maçã e pera certificados, limitadas a 25 pessoas e com inscrição no valor de 2€ (a ser feita até ao dia 21 de agosto).


“A Frutos 2016 será o evento central deste verão no Oeste, a nível gastronómico, cultural e, acima de tudo, frutícola. Pretende destacar o trabalho que está a ser desenvolvido na hortofruticultura nacional em matéria de tecnologia, modernização e rentabilização das fileiras mais importantes do sector primário”, acrescenta o responsável que quer colocar a “Frutos” ao nível de feiras como a OVIBEJA ou FATACIL.
Entre os chefes de cozinha convidados a fazer demonstrações ao vivo, estão Francisco Siopa e Miguel Laffan. A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste promete também ações diárias na área da gastronomia.
Marcam presença mais de 120 expositores ligados à produção, maquinaria, indústria, serviços, artesanato, cerâmica, vinhos do Oeste, produtos de fumeiro e charcutaria tradicional portuguesa, restaurantes e bares. Haverá ainda um consultório técnico, onde os produtores se poderão aconselhar com profissionais da área sobre várias questões do sector. As sessões temáticas técnicas contam com os temas “Portugal Sou Eu e Rotulagem”, “Produtos DOP”, “Inspeção de pulverizadores”, entre outros. Do cartaz de animação cultural, que ocorre paralelamente, fazem parte nomes como Pedro Abrunhosa, Ana Moura, The Black Mamba, HMB e António Zambujo.
Os bilhetes já estão à venda no Turismo das Caldas da Rainha e aqui.

artigo do parceiro:

Sem comentários:

Enviar um comentário