terça-feira, 27 de setembro de 2016

Ingrediente Rei – ALHO-FRANCÊS

 


Alho Frances SM (Custom)
 
O alho-francês é conhecido cientificamente como allium porrum e pertence à mesma família (alliaceae) dos alhos, cebolas e chalotas. Mede normalmente cerca de 50 cm de comprimento e divide-se em duas partes – branca, a mais usada na culinária – e verde, que pode ser aproveitada nas sopas.
 
Apesar de apresentar um menor porte no Verão, é nesta altura que o alho-francês é mais perfumado e tem uma maior riqueza nutricional.
 
Possui poucas calorias e é muito rico em fibra, tornando-se num óptimo legume para quem quer equilibrar o peso. Contém vitaminas C e B12 e possui propriedades antioxidantes – o que estimula o nosso sistema imunitário. Outra vitamina bem presente no alho-francês é a B6, que tem um papel importante na prevenção de doenças cardíacas.
 
Quanto à riqueza em minerais, destacam-se o ferro, um elemento necessário à manutenção e produção de células no nosso sangue, assim como ao transporte de oxigénio. Deve ser cozinhado o menos possível para manter a sua riqueza nutricional.
 
Na hora de o comprar, verifique se está firme, possui o caule branco e sem rachas e se as folhas verdes são escuras. Poderá conservá-lo fresco no frigorífico entre uma a duas semanas. Após a confecção, guarde-o apenas durante dois dias.
 
A ter em conta
Pode-se concluir que o consumo deste legume acaba por beneficiar o sistema imunitário, porque tem propriedades anti-inflamatórias e antisséticas, inibindo o crescimento de bactérias; o sistema cardiovascular, porque diminui a inflamação das artérias; o sistema digestivo, porque é de rápida digestão e muito rico em nutrientes. Por ser rico em fibras, ajuda ainda na obstipação.
 
Fonte: Teleculinária
 

Sem comentários:

Enviar um comentário