quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Ingrediente Rei – UVA



Uvas (Custom)


Nutricionalmente a uva é um fruto muito interessante. Tem uma grande quantidade de antioxidantes, o que faz deste fruto um “elixir da juventude”. Pela sua riqueza de cores, sabemos que as mais escuras são aquelas que têm maior número de antioxidantes, e as brancas as que contêm menos açúcar.
 
É na pele e nas grainhas que se concentram os antioxidantes mais importantes, os chamados polifenóis.
 
Os polifenóis são um composto que elimina a oxidação celular de modo a proteger o nosso organismo de várias doenças. Nas uvas de cor mais escura temos a predominância das antocianinas, importantes aliadas na prevenção e retardamento das doenças cardiovasculares, assim como de doenças neurodegenerativas. Nas uvas de tonalidade mais branca, temos as catequinas, importantes para o sistema imunitário, aterosclerose e alguns tipos de cancro.
 
O polifenol que mais se destaca é o resveratrol. Tem a capacidade de diminuir os níveis de LDL (mau colesterol) e aumentar os de HDL (bom colesterol). Por evitar a proliferação de células malignas, é importante para a prevenção do cancro. Protege as células do sistema nervoso, sendo importante na doença de Alzheimer. Há alguns estudos que apontam o seu efeito ao nível da longevidade. Em laboratório, foi dado a ratos uma dieta rica em calorias, obrigando-os a desenvolver uma obesidade. A metade desses ratos foi dado resveratrol, e à outra metade não. Os que tinha recebido esse polifenol, viveram mais 20% aproximadamente, do que os que não tinham. Possivelmente a função cardiovascular ficou mais protegida pelo consumo deste poderoso antioxidante.
Uvas (1) (Custom)Rica em água (com cerca de 80%), a uva é também rica em potássio e vitamina B6. Pela quantidade de fibra (peles e grainhas) que possui, também se torna eficaz no combate à prisão de ventre.

Podem ser consumidas inteiras, sob a forma de sumo ou vinho, em doces ou mesmo seca (passa). Nesta última forma o seu valor calórico aumenta quatro vezes mais, devido a uma maior concentração de açúcar.

Fonte: Teleculinária

Sem comentários:

Enviar um comentário