domingo, 9 de outubro de 2016

Ingrediente Rei – AMEIXA

 


Fruta típica de Verão, a ameixa goza de um sabor muito particular. Doce e refrescante, é fantástica consumida ao natural, bem como para usar em receitas como sobremesas, compotas, geleias e conservas. A ameixa é originária da Ásia Menor, propagou-se rapidamente por toda a Europa e foi levada para a América do Norte no séc. XVII.
plums with leafs on wood background
Saiba mais
– Existem muitas variedades de ameixas consoante o seu tamanho, cor, sabor e até textura. Estão catalogadas cerca de 2000 variedades em todo o mundo.
– As ameixas de pele escura são também secas e consumidas ou utilizadas na culinária desta forma.
Características nutricionais
– É rica em vitaminas, em particular vitaminas A, C e B2.
– Apresenta grandes quantidades de fibra que auxiliam a uma boa função digestiva. São particularmente indicadas para regular o trânsito intestinal. A ameixa tem mais fibra do que qualquer outra fruta.
– A ameixa é rica em potássio e baixa em calorias.
Comprar, conservar e consumir
– Quando comprar ameixas frescas, escolha as mais lustrosas e cuja polpa ceda ligeiramente à pressão de um dedo. As que estão demasiado maduras, e deve evitar, apresentam uma consistência muito mole e casca murcha ou descolorada.
– Existem variedades de polpa macia e outras de polpa mais dura. Escolha conforme a utilização que lhes vai dar: consumir ao natural ou utilizar em sobremesas.
– As ameixas de polpa mais macia e as mais maduras devem ser consumidas mais rapidamente. Pode no entanto conservá-las na fruteira à temperatura ambiente, ou então no frigorífico.

Fonte: Teleculinária

Sem comentários:

Enviar um comentário