quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Ingrediente Rei – CASTANHA

Ingrediente Rei – CASTANHA


Castanhas (Custom)A castanha era usada na antiguidade pelas populações rurais como alimento principal, até à chegada do milho e da batata à Europa. O castanheiro era chamado de “árvore pão”, visto o seu fruto ser transformado em farinha, que posteriormente seria usado para a produção de pão.
Apesar de pertencer à família dos frutos secos, a castanha tem uma composição que a aproxima dos cereais, pelo facto de possuir uma maior composição de hidratos de carbono e ser inferior em termos de gordura.


castanhas (Custom)

Tipicamente outonal, a castanha tem cerca de 211 calorias por cada 100 g, sendo a menos calórica do grupo dos frutos secos. Apresenta hidratos de carbono complexos, sobre a forma de amido, e um teor em água praticamente de 50%. Por ser também rica em fibra, uma pequena porção vai trazer ao nosso organismo uma sensação de saciedade, de forma mais rápida.
Excelente fonte de minerais como o potássio e o magnésio, 100 g de castanhas satisfazem um terço das doses diárias recomendadas de vitamina E, e um quarto de vitamina B6.
Muito versátil ao nível culinário, pode ser assada, cozida ou usá-la como puré. Pode também ser consumida crua, apesar do seu paladar adstringente.

Fonte: Teleculinária

Sem comentários:

Enviar um comentário